sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Nota da Ministra Eleonora sobre a ascensão do Brasil no Relatório Mundial de Gênero


É com satisfação que se vê no The Global Gender Gap Report 2012, do Fórum Econômico Mundial de 2012, a posição ascendente do Brasil em relação às mulheres.


Esse relatório, que monitora as disparidades de gênero, informa a mudança ocorrida na posição do Brasil - que, localizado na 82ª posição, em 2011, passa para 62ª no ranking dos países analisados. O Brasil ascendeu 20 posições nesse índice, atingindo a melhor colocação desde sua criação, há sete anos.

Essa mudança positiva se deve às políticas públicas desenvolvidas no âmbito da participação econômica, do acesso à educação, do empoderamento político e da melhoria das condições de saúde para as mulheres, que foram avaliadas pelo relatório.

O resultado advém de uma fonte externa - Foro de Davos -, que atesta o esforço concentrado do governo da presidenta Dilma por uma cobertura cada vez mais ampla na área da saúde, com diminuição da mortalidade materna; e revela o evidente empoderamento das mulheres.

Em 2011, os ministérios liderados por mulheres eram 7%, enquanto que, em 2012, passaram a 27%. São políticas e ações desenvolvidas desde o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que apontam um indubitável enfrentamento às desigualdades, e, em particular, as que atingem as mulheres.

Eleonora Menicucci
Ministra de Estado Chefe da Secretaria de Políticas para as Mulheres Presidência da República

Assessoria de Comunicação Social
Secretaria de Políticas para as Mulheres - SPM
Presidência da República - PR
61 3411 4214 / 4228 / 4229 / 5807 / 5887               

Fonte:
De: SPMULHERES - SPM Imprensa [mailto:spmimprensa@spmulheres.gov.br] 
Enviada em: sexta-feira, 26 de outubro de 2012 10:46
Assunto: Nota da Ministra Eleonora sobre a ascensão do Brasil no Relatório Mundial de Gênero.

Foto:
620 × 413 - Imagem: Antonio Cruz/ABr. A nova ministra da Secretaria de Políticas para as ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário