sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Viviane Alves: ato pelo fim do silêncio – dia 29 de janeiro


Companheiras,
Foi divulgado na internet e em jornais, que no dia 03 de dezembro a estudante de Direito (PUC - SP) Viviane Alves suicidou-se, em decorrência de um estupro sofrido após uma festa de fim de ano no escritório de advocacia Machado Meyer, lugar onde trabalhava. Ela afirmou em carta, e para a mãe, que havia sido estuprada por um colega de trabalho. Após a festa, reclamou estar sofrendo assédio no trabalho.
O escritório afirmou, em nota, que não irá se manifestar, em respeito à memória da jovem, e não está colaborando no caso, ainda que haja suspeita de estupro entre seus funcionários. A polícia também não está cooperando muito: há três delegados trabalhando no caso, nenhuma delegada, e estão tentando afirmar que Viviane era desequilibrada, que tomava remédios e que pode ter alucinado o estupro ou algo parecido.
Ainda não houve, por parte da justiça, confirmação do estupro, mas uma coisa é certa: não há comprometimento real daqueles que deveriam tratar do caso, e há uma grande campanha de difamação da vítima, como sempre acontece nos casos de violência contra a mulher.
Por esse motivo, estamos construindo, junto com outras organizações e militantes feministas, um ato para o dia 29 de janeiro. Iremos nos concentrar às 16h3 no metrô Faria Lima, sairemos por volta das 17h3, para começar o ato às 18h, em frente ao escritório Machado Meyer, que fica na Brigadeiro Faria Lima, 3144.
É muito importante a participação de todas e todos. A violência contra a mulher tem se dado de forma cada vez mais escancarada no Estado de São Paulo, e há várias articulações de combate a isso. Esse primeiro ato pode ser um grande momento na luta contra a violência machista. 


Contamos, portanto, com toda nossa militância nesse importante momento!
Mexeu com uma, mexeu com todas! Somos todas Viviane!
Saudações feministas,
Marcha Mundial das Mulheres

Fonte: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário