domingo, 6 de janeiro de 2013

Gulabi Gang: Mulheres de cor de rosa lutam pelos seus direitos na Índia

O “Gang Gulabi” (ou o exército de sari rosa) é um grupo de mulheres, na empobrecida região da cidade de Banda, no norte da Índia. O Gulabi intervém em casos de violência doméstica, atacando os maridos abusivos com "laathis" (varas de bambu). 

Atualmente, lutam para combater o casamento infantil, eliminar o sistema de dote e derrotar o analfabetismo feminino.

Para as mulheres da Índia, o medo é um companheiro constante. Haverá poucos lugares onde a vida seja tão curta e brutal como em Bundelkand, uma das regiões mais pobres da Índia.

Anualmente 200.000 mulheres são vítimas de violência na Índia. Mas esta é apenas a ponta do icebergue. As autoridades não registam os casos de violência contra mulheres. Sobretudo nas regiões do interior as mulheres não sabem a quem se dirigir quando são vítimas.

Em Bundelkand, um grupo de mulheres resolveu lutar contra esta espiral de violência e silêncio. Em grupos, estas "Robin Hood" vestidas de rosa choque, dirigem-se à polícia, aos tribunais ou aparecem sem aviso nas famílias onde as mulheres são maltratadas. Entretanto, tornaram-se heroínas populares.
Anwar Jamal Ashraf e Nina Haase acompanharam estas mulheres que formam o Gulabi-Gang. Um Contraste apresentado por Helena de Gouveia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário